O que você precisa saber

O acesso à internet no Brasil vem aumentando, tanto nas áreas rurais quanto entre as classes mais baixas, ampliando o número de potenciais consumidores online no país. Esse acesso é feito especialmente através de smartphones, utilizados para realizar compras online por 75% daqueles que fizeram alguma compra online nos 12 meses anteriores à realização da pesquisa.

Apesar de a porcentagem de usuários de redes sociais que compraram algum produto online nos últimos 12 meses ser alta (80%), a frequência de compras online entre os brasileiros usuários da internet ainda é relativamente baixa, se concentrando principalmente na realização desse tipo de compra uma vez em cada poucos meses, com 23,4% das menções.

Entre as principais barreiras para a realização de compras online com maior frequência estão, entre outros, a dificuldade em devolver ou trocar um produto de uma loja online (42%);, a preferência por ver o produto pessoalmente (29%); achar que o produto pode ser danificado durante o transporte (27%); e não sentir segurança ao fornecer conta bancária/cartão de crédito pela internet (25%).

Definição

Este relatório analisa o mercado de comércio eletrônico no Brasil. Ele abrange mídia, moda, produtos de computador/informática e bens eletroeletrônicos, produtos para casa e jardim, viagens, alimentos e bebidas, além de outros produtos adquiridos pela internet através de computadores ou dispositivos eletrônicos, como celulares. Os consumidores foram questionados sobre compras online a partir de sites e aplicativos e que podem ser entregues ou retirados em lojas físicas, mas cuja compra e pagamento tenham sido feitos online.

Voltar ao topo