O que você precisa saber

A ampliação do acesso à internet no Brasil, que agora atinge o marco de 70% de pessoas conectadas na população, vem acompanhada pelo aumento de acesso às redes sociais, uma vez que de acordo com a pesquisa 99% dos usuários de redes sociais afirmaram ter acessado redes sociais nos últimos 6 meses.

Apesar de as redes sociais estarem bastante associadas a cenários, hábitos e atitudes negativas como fake news, problemas de saúde mental, bullying e discursos de ódio, os brasileiros vêm acessando cada vez mais as redes sociais. Muitas marcas, influenciadores e até as próprias redes sociais vêm buscando formas de oferecer maior controle desse tipo de conteúdo, bem como, trazer conteúdos que discutem o tema, visando retirar o tabu entorno dos problemas de saúde mental e emocional.

Com a ampliação do acesso às redes sociais é importante entender as migrações dos perfis de usuários entre as redes sociais. Outro ponto de destaque é a presença de games que funcionam como verdadeiras redes sociais, e o crescimento de redes sociais focadas no público gamer, como o Twich, que ainda tem uma base pequena no Brasil (3% dos entrevistados), mas que está em expansão.

Os influenciadores continuam tendo um grande potencial de alcance e de influência junto aos usuários de redes sociais, sendo seguidos e interagindo com mais da metade dos usuários de redes sociais. Sendo assim, há inúmeras oportunidades que podem ser trabalhadas nos mais diversos formatos, redes sociais, assuntos e por uma diversa gama de categorias.

Definição

Este relatório identifica aspectos gerais sobre hábitos e atitudes dos brasileiros em relação às redes e mídias sociais: como as utilizam, como interagem com outros usuários, marcas e produtos e quais os tipos e temas de conteúdo que mais lhes interessam nessas redes.

Para os fins deste relatório, foram utilizadas as seguintes definições de mídia social e redes sociais, frequentemente usadas como sinônimo:

  • Qualquer mídia social e redes sociais cuja principal função seja a interação entre os usuários. Exemplos abrangidos pela definição da Mintel incluem: Facebook, Twitter, WhatsApp, LinkedIn e outros.

  • Qualquer mídia social e redes sociais cuja principal função seja compartilhar mídia com outros usuários. Exemplos abrangidos pela definição da Mintel incluem: Pinterest, YouTube entre outros.

Voltar ao topo