“O consumo de refrigerantes comuns vem perdendo espaço, enquanto que o de tipos light/diet aumentou de 2014 para 2015. Isso pode ser o reflexo da busca dos consumidores por opções mais saudáveis. Existe espaço para a indústria trabalhar mais inovações nesta área, não somente por meio de baixas calorias, mas também utilizando mais ingredientes naturais, claims funcionais, entre outras oportunidades. Esse é um ponto importante a ser trabalhado, pois em um momento em que se fala sobre incertezas sobre a economia brasileira, as empresas precisarão agregar mais valor a seus produtos, com o objetivo de deixar seus consumidores menos sensíveis a oscilações de preço.”
– Naira Sato, Especialista da Área de Alimentação e Bebidas

Neste relatório, vamos responder a algumas questões fundamentais, tais como:

  • É possível aumentar o consumo de refrigerantes entre classe AB por meio de produtos funcionais?

  • Marcas de refrigerante podem se posicionar mais para o consumo em casa das mulheres?

  • Benefícios energéticos podem atrair mais os consumidores jovens para a categoria de refrigerantes?

  • Existe possibilidade de fidelizar a classe C2DE, mesmo sendo ela mais sensível a preço?

Definições

Mercado de refrigerantes

O mercado de refrigerantes é composto por refrigerantes sabores cola, limão, citrus, laranja, guaraná e outros sabores. Inclui refrigerantes, tônicas e outras bebidas gaseificadas saborizadas. Exclui sucos gaseificados, água com gás, chá gelado, energéticos e isotônicos. O valor e volume de mercado são baseados nas vendas no varejo.

No Brasil, alimentos e bebidas light são classificados como tal por apresentarem, em relação à versão regular, redução de pelo menos 25% de um componente, podendo ser calorias, açúcares, gorduras, sal, entre outros. Enquanto que a classificação "zero" serve para produtos que possuem uma quantidade não significativa de um desses componentes em relação à versão regular do produto. É comum que o consumidor brasileiro interprete um produto zero como tendo zero calorias, enquanto que o light pode ser visto apenas como sendo um produto com calorias reduzidas, sendo, desta forma, vistos como sendo produtos com benefícios diferentes entre si.

Neste relatório são denominados de refrigerantes comuns os refrigerantes na versão regular.

Siglas, moedas e escalas

CEMPRE Compromisso Empresarial para Reciclagem
Cofins Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
EUA Estados Unidos da América
FOSHU Food for Specified Health Uses
IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
IDR Ingestão Diária Recomendada
IPCA Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
IPI Imposto sobre Produtos Industrializados
: :
: :
Voltar ao topo