O que você precisa saber

Em 2018, o público sênior no Brasil representava 13% da população do país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2043 um quarto da população brasileira (25%) deverá ter mais de 60 anos. No entanto, o mercado ainda trata a população idosa como um mercado de nicho, com poucos produtos específicos para a faixa etária e baixa representatividade na comunicação. Assim, não é de se espantar que apenas 12% dos brasileiros de 55 anos ou mais se dizem representados na publicidade.

Empresas que ainda não começaram a desenvolver produtos e serviços adequados às necessidades dos mais velhos e uma comunicação que converse com esse público, deverão enfrentar grande concorrência no futuro, além de terem menos oportunidades de construírem um relacionamento com os seniores mais jovens, que tendem a viver mais. De acordo com a projeção do IBGE, em 2043, a expectativa média de vida da população brasileira será de 80 anos.

No momento, a pandemia de COVID-19 tem gerado mudanças no comportamento desse público, e acelerado a adoção de tecnologias pelos seniores. No entanto, um quarto (25%) da população na faixa dos 55 anos ou mais ainda costuma pedir ajuda a familiares e amigos quando está tentando usar um serviço online (ex. Uber, compras de supermercado online), mostrando que empresas precisam ajudá-los na sua alfabetização digital, desenvolvendo produtos, serviços e comunicação compatível com as suas limitações e com caráter educacional e inclusivo.

Em termos de saúde, a pandemia parece ter acentuado os cuidados que os seniores têm com a saúde física, mas também com a saúde mental e emocional. O isolamento social que as medidas de contenção do coronavírus requer traz diversos impactos para o estilo de vida dos brasileiros de 55 anos ou mais e, dependendo da sua extensão, pode acentuar sentimentos de solidão, peso social e inutilidade, uma preocupação atualmente de 36% dos brasileiros nessa faixa etária.

Principais pontos deste relatório

  • Como a pandemia de COVID-19 está afetando o comportamento do consumidor de 55 anos ou mais

  • Como a recessão econômica, agravada pelo surto de COVID-19, afeta o estilo de vida e poder de compra do consumidor de 55 anos ou mais

  • Hábitos e atividades atuais dos brasileiros de 55 anos ou mais

  • Lançamentos e interesse do consumidor em inovação

Este relatório foi finalizado em 29 de julho de 2020.

Definição

Este relatório analisa o estilo de vida dos consumidores brasileiros com idade acima de 55 anos.

Para efeitos deste relatório, a palavra “sênior” é usada para se referir a este grupo demográfico.

Voltar ao topo