O que você precisa saber

As rotinas de cuidados capilares não devem ser impactadas pela COVID-19 em curto prazo, especialmente a frequência com que as pessoas lavam seus cabelos. O consumo de produtos capilares, portanto, deve ser mantido em um nível estável. Além disso, o aprofundamento da recessão econômica levará os consumidores a fazer mais tratamentos em casa, ou seja, os produtos de coloração poderão se beneficiar, ao passo que se posicionam como uma opção mais barata do que ir a um salão de beleza. Diante desse cenário, os produtos de coloração têm a oportunidade de melhorar seu desempenho, tornando-se mais fácil e conveniente de usar, com a introdução de novos formatos e fórmulas personalizadas. Os tratamentos capilares que atendem à necessidade de autocuidado também serão mais relevantes para os consumidores, especialmente em curto e médio prazo, quando os níveis de ansiedade estão altos.

Em médio e longo prazo, orçamentos familiares apertados e incertezas sobre voltar ou não a visitar salões de beleza continuarão aumentando a necessidade de produtos e serviços que reproduzem a experiência dos salões, além de prolongar o tempo entre as aplicações. À medida que os consumidores se ajustam e fazem mais tratamentos capilares em casa, eles tendem a buscar orientações e soluções fornecidas pelas marcas, o que pode aumentar o reconhecimento das mesmas e a lealdade do consumidor. Uma experiência personalizada do usuário, incluindo fórmulas específicas, recursos online e composições seguras e eficazes (ex. produtos alisantes sem formaldeído), será imprescindível para obter sucesso em longo prazo.

Principais pontos deste Relatório

  • Como a pandemia de COVID-19 afeta o comportamento do consumidor e o mercado de cuidados capilares como um todo

  • Como o mercado irá se comportar no período pós-COVID-19

  • Comportamento dos consumidores em relação aos cuidados capilares e utilização de produtos

  • Lançamentos e interesse do consumidor em inovação

Este relatório foi escrito em março/abril de 2020 e atualizado em 27 de abril de 2020 com os impactos da COVID-19.

Definição

Este relatório abrange produtos capilares para homens e mulheres, bem como produtos unissex. O objetivo é entender a atitude do consumidor ao lavar o cabelo; por que o consumidor não lava o cabelo diariamente; quais produtos são mais utilizados de acordo com os hábitos de lavagem; e quais ingredientes despertam o interesse do consumidor. Além disso, este Relatório analisa o comportamento do consumidor em relação a procedimentos químicos de acordo com sua textura do cabelo e seu tipo de couro cabeludo.

Os dados de mercado são baseados em vendas em todos os canais de distribuição de varejo, incluindo vendas diretas aos consumidores, mas excluem o setor profissional (produtos vendidos em salões de beleza). Inclui:

  • Xampus e condicionadores

  • Tratamentos capilares, incluindo séruns, condicionadores leave-in e máscaras de tratamento

  • Produtos de coloração

  • Produtos de clareamento/descoloração

  • Produtos alisantes, incluindo permanentes e relaxamento dos fios

Produtos de finalização e modelação dos fios

Voltar ao topo