O que você precisa saber

O consumo de queijo no mercado brasileiro ainda está muito concentrado, tanto em relação à variedade, tipos e formatos de queijo, bem como em relação às ocasiões de consumo. Apesar disso, existe espaço para que essa categoria cresça. Isso porque a percepção do brasileiro em relação à categoria é bastante positiva, tanto em termos de sabor – a categoria é percebida como indulgente pelo consumidor, como também pelo viés da saudabildade – já que os atributos saudáveis da categoria são reconhecidos pelos brasileiros. Existe interesse em consumir mais tipos e formatos de queijos pela categoria, entretanto o preço se mostra como uma barreira para o aumento desse consumo, tanto em variedade quanto em frequência.

Definição

Este relatório aborda diferentes tipos de queijo disponíveis no mercado nacional e internacional. Os dados de mercado são baseados nas vendas em todos os canais de compra. Tais dados incluem a venda direta ao consumidor de todos os queijos embalados - tanto na fábrica quanto pela própria loja, e que tenham código de barras. Está excluído qualquer queijo não embalado e sem código de barras.

  • Para os dados de mercado, este relatório cobre queijos duros, extra duros, semiduros, de pasta mole e cremosos. Estão excluídos: queijo cottage, fromage frais/quark/coalho/paneer e queijos tipo fondue. Os números de varejo incluem os queijos acima, vendidos em todos os canais varejistas. Os números de “outros canais” incluem os queijos acima vendidos no setor de restaurantes, lanchonetes e demais foodservices e para indústrias alimentícias e outras. O volume de vendas representa as vendas no varejo e nos canais foodservice (outros canais). Já o valor de vendas representa apenas as vendas no varejo.

  • Para a pesquisa junto ao consumidor foi considerado também o queijo coalho.

Voltar ao topo