O que você precisa saber

O mercado de sucos vem ganhando espaço nos últimos anos, impulsionado pela maior preocupação dos consumidores com a saúde mas também porque a categoria oferece opções de bebidas acessíveis, sem que para isso o consumidor tenha que abdicar do sabor. Os sucos em pó, por exemplo, estão ganhando o espaço dos refrigerantes em função do seu preço. De acordo com a pesquisa da Mintel, 55% dos brasileiros que consumiram suco em pó disseram “bebi suco em pó em vez de refrigerantes para economizar dinheiro”.

Por outro lado, os sucos embalados 100%/integrais, de maior valor, vêm atraindo aqueles que buscam saúde aliada à praticidade. A pesquisa para este Relatório Mintel revela que 30% da população consumiu suco de fruta embalado 100%/integral nos seis meses anteriores a janeiro de 2019. O número ainda é bastante inferior ao consumo de suco de fruta natural (77%), porém o segmento tende a conquistar os adeptos de sucos com açúcar adicionado, como os néctares. Segundo a pesquisa da Mintel, 71% daqueles que consumiram suco 100%/integral optaram por sucos de fruta 100%/integrais em vez de sucos tipo néctar devido a sua maiors saudabilidade.

Os sucos posicionados nessa linha intermediária – nem tão baratos, nem tão saudáveis – são os que mais devem sofrer nos próximos anos. Com o acordo assinado em 2018 pela indústria para reduzir a quantidade de açúcar de bebidas industrializadas, os fabricantes de néctares e refrescos de fruta adocicados terão de empenhar-se para reformular seus produtos, além de agregar benefícios que justifiquem a compra do segmento.

Definição

Este Relatório Mintel abrange todos os sucos de fruta, refrescos e smoothies no Brasil.

Os dados relativos ao tamanho do mercado abrangem os seguintes produtos: sucos feitos a partir de vegetais, congelados ou não; sucos naturais feitos diretamente das frutas; sucos prontos para beber do tipo néctar e refrescos, incluindo sucos gaseificados que podem ser consumidos sem a adição de água. Também está incluída a água de coco.

O tamanho do mercado considera todos os canais de venda e os produtos estão divididos em:

  • Integral/puro: produtos “100% suco de fruta” (não contêm nada além de suco de frutas, com a mesma consistência do suco da fruta espremida);

  • Néctar: produtos com 25-99% de suco de fruta, com ingredientes adicionados, principalmente água;

  • Refrescos: produtos com menos de 25% suco de fruta, contendo ingredientes como água, mas também adoçantes, saborizantes, corantes e/ou vitaminas.

As vendas no varejo incluem apenas os produtos embalados.

Para este relatório, a Mintel definiu vitamina/smoothie como uma bebida com textura cremosa, feita com frutas puras esmagadas, mas que pode incluir suco de fruta, iogurte, leite de origem animal ou vegetal.

Excluídos

Os produtos a seguir estão excluídos do tamanho do mercado:

  • Sucos desidratados/em pó que precisam de adição de água;

  • Xaropes e polpas que os consumidores precisam diluir na água;

  • Sucos não embalados, espremidos direto da fruta no ponto de compra para serem consumidos imediatamente (ex. lojas especializadas em sucos e suco espremido na feira);

  • Smoothies;

  • Bebidas energéticas à base de frutas;

  • Águas com e sem gás saborizadas.

Produtos excluídos do tamanho do mercado são analisados separadamente em outras seções.

Voltar ao topo