O que você precisa saber

O ano de 2022 segue muito desafiador para os brasileiros. Mesmo com reabertura e retomada da maioria das atividades presenciais graças à vacinação e à queda no número de casos de COVID-19, o orçamento dos brasileiros continua apertado devido ao baixo poder aquisitivo somado à alta inflação local e global. Entretanto, é possível observar retorno gradual dos gastos relacionados à retomada de atividades fora de casa, tais como viagens e consumo das categorias: moda e acessórios, foodservice, beleza e cuidados pessoais.

Com a retomada das atividades, os consumidores precisam se readaptar às interações sociais.ao mesmo tempo em que desejam manter alguns hábitos adquiridos durante a pandemia. Portanto, há espaço tanto para os ávidos por atividades fora de casa como para aqueles que prentendem manter hábitos mais caseiros. Ainda assim, o cuidado com a saúde mental/emocional e física, que foi um dos grandes desafios vividos pelos brasileiros durante a pandemia, segue sendo prioritário em 2022.

Definição

Este Relatório investiga os seguintes temas para o Brasil e seus impactos no estilo de vida dos brasileiros:

  • Mudanças de vida no ano passado e expectativas para 2023

  • Impactos na economia, emprego, bem-estar e composição familiar

  • Visão geral das categorias: o que aconteceu e o que está por vir em alimentação, bebidas alcoólicas e não alcoólicas (dentro e fora de casa), saúde e bem-estar e finanças pessoais

  • Prioridades de vida atuais e comportamentos e hábitos no pós-pandemia

  • Hábitos de compras e estratégias para economizar.

Voltar ao topo