O que você precisa saber

Os consumidores brasileiros têm adaptado seus hábitos de consumo devido ao impacto da crise econômica. As cervejas nacionais comuns foram o tipo mais consumido nos seis meses que antecederam à pesquisa e os consumidores têm privilegiado o consumo dentro do lar, como uma forma de economizar. Por outro lado, as cervejas têm conquistado o espaço de bebidas de valor mais elevado, como os destilados e vinhos. Isso gera oportunidades para a categoria, que pode investir em produtos com sabores típicos de coquetéis ou mesmo em cervejas premium que ofereçam um melhor custo-benefício para ocasiões especiais. Por fim, a preocupação com a saúde tem influenciado os consumidores a reduzir o consumo de álcool e se interessarem por cervejas com características mais saudáveis.

Principais pontos deste Relatório

  • Como os consumidores enxergam a categoria de cervejas em relação a outras categorias de bebidas alcoólicas, considerando valor, sabor e ocasiões de consumo

  • Mudanças nos comportamentos de consumo considerando a crise econômica e a flexibilização das restrições causadas pela COVID-19

  • Interesse dos consumidores em inovações na categoria

  • Opiniões sobre aspectos que tangem à categoria, como sabores, embalagens e sustentabilidade

  • Atitudes relacionadas ao consumo de cervejas

Definição

Este Relatório analisa o mercado de cerveja no Brasil considerando tanto o consumo fora de casa, em bares e restaurantes, quanto dentro de casa (produto comprado em supermercados e lojas de conveniência para consumo em casa).

O tipo mais consumido no Brasil é a cerveja comum, amplamente produzida pelas principais cervejarias. A maior parte desse grupo encaixa-se no tipo lager. Este Relatório também analisa o tipo ale, normalmente produzido por cervejarias artesanais. Cerveja comum/lager pode ser descrita também como uma cerveja clara, que após a fermentação é filtrada, pasteurizada e armazenada antes de ser embalada em latas e garrafas para venda.

A cerveja ale é um tipo de cerveja de alta fermentação que pode ser amarga ou suave, clara ou escura. O nome se refere ao fato de o fermento se acumular no topo do tanque durante o processo de fermentação, diferentemente do que acontece com o tipo lager, de baixa fermentação. Já o barley wine, literalmente vinho de cevada, é simplesmente uma cerveja com teor alcoólico bastante elevado.

Tendo como base o teor alcoólico por volume, os dois principais segmentos analisados para a definição do tamanho do mercado são:

  • Light/sem/baixo teor alcoólico: 0%-4.3%

  • Comum: 4.4%-5.0%

Cervejas forte e extraforte são parte do segmento premium no Brasil, que representa cerca de 6% do volume total de cerveja e está incluído no segmento comum. A categorização isolada das cervejas com teor alcoólico mais elevado não é significativa porque representa uma fatia de um nicho já limitado.

Os produtos a seguir estão excluídos do tamanho do mercado: sidra e cerveja com sabor de fruta. Os produtos excluídos do tamanho do mercado são analisados em outras seções deste relatório.

Voltar ao topo