O que você precisa saber

O Brasil é um país caracterizado pela diversidade étnica, representando um desafio importante para que as marcas ofereçam soluções que respeitem as necessidades fisiológicas dos diferentes tipos de peles. A pesquisa para este relatório evidenciou a crescente conscientização dos brasileiros em relação aos expossomas, que combinam agentes externos e internos prejudiciais à saúde da pele. Além de ser um dos maiores mercados para a proteção solar, o Brasil apresenta-se como um mercado em potencial para que as marcas inovem em soluções para proteção da pele contra a poluição e a luz azul.

A pandemia de COVID-19, além de intensificar a instabilidade e o estresse emocional, também gerou mudanças importantes na rotina de cuidados da pele. Além da maior preocupação com a higiene e limpeza, o uso da máscara facial representa desafios, em especial considerando-se que um em cada quatro brasileiros reportou ter pele acneica durante a pandemia. As novas rotinas geram um espaço propício para inovações que ajudem os consumidores brasileiros a manterem a pele saudável e protegida dos elementos em médio e longo prazos.

Principais pontos deste relatório

  • Impacto da COVID-19 nos cuidados da pele do rosto e do corpo

  • Previsão sobre o futuro do mercado de cuidados da pele pós-COVID-19

  • Cor da pele e sua influência no uso de produtos para cuidados da pele e preocupação em relação aos diferentes elementos agressores à pele

  • Interesse por claims, comportamento de uso e atitudes em relação ao uso de protetor solar

  • Inovações em produtos de proteção da pele durante e após a pandemia

Definição

Este relatório apresenta análise do comportamento dos brasileiros em relação aos cuidados da pele do rosto e do corpo, incluindo a comparação entre a ocorrência de distúrbios cutâneos antes e durante a pandemia de COVID-19; a consciência em relação aos elementos que são nocivos à pele; e o uso de produtos para cuidados da pele do rosto e do corpo, com foco especial na categoria de proteção solar.

Os dados apresentados são baseados em pesquisa realizada com 1.500 consumidores brasileiros de diferentes grupos demográficos, considerando-se as vendas realizadas no varejo dos seguintes produtos:

  • Produtos para limpeza da pele do rosto e do corpo (sabonetes em barra, líquidos)

  • Hidratantes para corpo e rosto (incluindo para mãos e pés)

  • Protetores solares para corpo e rosto

COVID-19: contexto do mercado

Este relatório foi finalizado em 09 de novembro de 2020, em um cenário de reabertura gradativa de comércios, serviços e espaços de lazer ao ar livre (como parque e praias), ainda que sob cautela e restrições sanitárias visando diminuir a possibilidade de contágio pela COVID-19, nas maiores cidades e estados brasileiros, bem como a obrigatoriedade em diversas cidades e estados no uso de máscaras faciais em ambientes externos e de grande circulação.

O primeiro caso de COVID-19 foi confirmado no Brasil em 26 de fevereiro de 2020. Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde declarou a COVID-19 uma pandemia global de saúde, e, em 21 de março, São Paulo, a cidade com o maior número de casos confirmados, decretou quarentena.

Em todo o Brasil, os pedidos estaduais de quarentena foram realizados de março a junho de 2020. Após esse período, negócios não essenciais como restaurantes, salões de beleza e shopping centers foram reabertos com restrições em diferentes estados. Também retornaram seu funcionamento, com restrições, áreas de lazer como parques e orlas marítimas. No estado de São Paulo, apesar da autorização de reabertura dada pelo governo estadual para instituições do ensino infantil ao superior, prefeituras têm autonomia para definir a volta às aulas. Na rede estadual, somente EJA e o ensino médio retomaram as aulas agora. No momento em que este relatório é escrito, essas ordens permanecem extremamente variadas em todo o país, dependendo da avaliação dos governadores sobre a pandemia e os indicadores de saúde estaduais.

Voltar ao topo