O que você precisa saber?

A Anvisa, seja através da nova regra de rotulagem ou do corte gradativo da gordura trans, tem pressionado a categoria como um todo a focar seus lançamentos de produtos em opções que sejam mais saudáveis. Como o consumidor brasileiro também demonstra interesse por alternativas mais saudáveis de snacks, alguns até estando dispostos a pagar mais caro por isso, marcas e categorias precisam se antecipar se quiserem se diferenciar pela saudabilidade. Ainda que haja esse movimento em relação à saudabilidade, a ponto de saudabilidade estar associada à percepção de gourmet/premium para essa categoria, o brasileiro ainda associa snacks com momentos de indulgência, uma vez que grande parte dos consumidores afirma ser mais exigente quanto à saudabilidade das opções durante as refeições do que durante os momentos de lanchinho. Assim, o desafio continua sendo como aumentar a saudabilidade sem prejudicar o sabor.

Outro ponto importante é o fato de o brasileiro consumir as mais diversas categorias de alimentos e bebidas como snacks, o que por um lado é uma oportunidade para as categorias que não se posicionam como snacks, mas por outro apresenta um desafio para as tradicionais categorias de snacks, como salgadinhos, iogurtes, entre outros.

Definição

Este Relatório Mintel explora os hábitos de consumo de snacks com o objetivo de entender aspectos relacionados a categorias de alimentos e bebidas relacionados a essa ocasião. São considerados snacks produtos consumidos como forma de lanche, tanto entre refeições como para substituí-las.

Voltar ao topo